Thursday, November 20, 2008

O destino pode ser uma coisa com graça

Um amigo meu tinha uma família mesmo sui generis. Pois todos tinham morrido de mortes estúpidas. Ele próprio por exemplo morreu há 267 dias, número um tanto estúpido diga-se, afogado numa piscina para crianças. Eu explico: teve uma vontade irresistível de molhar os pés na água quentinha da piscina dos catraios. Um disparate, penso eu, porque a temperatura é assim por eles mijarem para lá, mas ok. Entrou lá para dentro mas no imediato sentiu-se tão embaraçado por ver os olhares para si dirigidos pelos restantes pequenos e pelos adultos que escorregou e bateu com a cabeça na borda da piscina. Ao bater com a cabeça acabou por mergulhar involuntariamente numa profundidade de 60 cm. Quando as outras pessoas foram socorrê-lo ele estava plenamente consciente, ainda que submerso na água. Ao sentir os braços das pessoas a puxá-lo para fora e aquelas vozes pouco nítidas que se ouvem quando estamos mergulhados, sentiu-se tão embaraçado que resistiu ao socorro acabando por morrer de asfixia. Mais tarde a autópsia concluiu que o embate não tinha causado qualquer traumatismo, estando longe de ter contribuído para o seu funesto fim.
O pai teve uma morte mais acidental mas não menos aparatosa. Engasgou-se a comer uma sande de presunto. Cá para nós ele até podia ter sido salvo, mas o homem da ambulância quando chegou e viu meia sande ainda por comer de presunto pata negra, não esteve com meias medidas: comeu primeiro o resto da sande, ainda o pobre tossia roxo. Só depois o levou para o hospital já ele tinha abafado pelo caminho.
A mãe tinha morrido num acidente de airbus, ainda em pleno aeroporto quando o veículo em que seguia bateu contra a porta de saída da garagem do aeroporto, pois uma pomba tinha accionado o comando.
Um irmão dele morreu de desidratação num dia de inundações causadas pela chuva. As causas de desidratação são ainda desconhecidas.
Uma frase que me vem à mente deste meu amigo é "o destino é uma coisa com graça". No caso dele é mesmo verdade.

No comments:

eXTReMe Tracker